segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Vettel cence na Coréia e vira líder; Massa aperta Alonso e vira 4º.

Alemâo da RBR conquista terceira vitória seguida e supera espanhol da Ferrari na classificação do mundial em quatro etapas do fim.

A quatro etapas do fim, a temporada 2012 tem um novo líder, e ele se chama Sebastian Vettel. Neste domingo, o alemão venceu o GP da Coreia do Sul - 16ª etapa do campeonato - e desbancou Fernando Alonso, que liderava a classificação desde a oitava prova do ano. Após ultrapassar o companheiro Mark Webber na largada, Vettel passeou em Yeongam até receber a bandeirada do rapper coreano PSY. Que dominou o circo da Fórmula 1 durante todo o fim de semana. Vettel emplacou seu terceiro triunfo consecutivo, um domínio que lembra a soberania da RBR em 2011, e virou o jogo sobre Alonso: chegou aos 215 pontos na tabela de classificação e agora está seis à frente do espanhol, terceiro colocado na corrida.

Desta vez, Felipe Massa não subiu ao pódio como no Japão. Mas voltou a fazer uma boa prova, mostrando estar em ascensão. Após largar da sexta posição, o brasileiro ultrapassou Kimi Raikkonen (Lotus) na primeira volta, ganhou a posição de Lewis Hamilton (McLaren) e chegou em quarto. De quebra, apresentou um ritmo mais forte que o de Alonso durante toda a disputa. No fim, chegou a dar um calor no espanhol, ficando a um segundo de distância e fazendo a Ferrari pedir pelo rádio para pegar mais leve. “Felipe, você está mais rápido que Fernando. Por favor, segure a onda”, disse Rob Smedley, engenheiro do brasileiro. Ficou claro que teria condições de lutar pelo pódio caso o companheiro de time não estivesse na briga pelo título. O resultado também foi importante para o time de Maranello, que tomou a vice-liderança da McLaren no Mundial de Construtores (campeonato que rende boas cifras às equipes) e para o próprio Felipe, cada dia mais perto de renovar o contrato para 2013.


Depois de ser surpreendido e perder a pole para Webber no sábado, Vettel rapidamente deu o troco. Ultrapassou o companheiro de RBR logo na primeira curva e, em seguida, administrou a corrida para cruzar a linha de chegada oito segundos à frente do australiano. Sem ameaçar os carros da equipe austríaca em nenhum momento, Alonso completou o pódio, a 14s de Vettel. Massa terminou logo atrás. Em quinto, apareceu Kimi Raikkonen, para marcar pontos pela 15ª vez no campeonato, seguido por Nico Hulkenberg, um dos destaques da prova, com a Force India.

CLASSIFICAÇÃO DOS 10 MELHORES PILOTOS
PONTOSVITÓRIAS
1bandeiraSEBASTIAN VETTEL (ALE/RBR-RENAULT)2154
2bandeiraFERNANDO ALONSO (ESP/FERRARI)2093
3bandeiraKIMI RAIKKONEN (FIN/LOTUS-RENAULT)1670
4bandeiraLEWIS HAMILTON (ING/MCLAREN-MERCEDES)1533
5bandeiraMARK WEBBER (AUS/RBR-RENAULT)1522
6bandeiraJENSON BUTTON (ING/MCLAREN-MERCEDES)1312
7bandeiraNICO ROSBERG (ALE/MERCEDES)931
8bandeiraROMAIN GROSJEAN (FRA/LOTUS-RENAULT)880
9bandeiraFELIPE MASSA (BRA/FERRARI)810
10bandeiraSERGIO PEREZ (MEX/SAUBER-FERRARI)660

Nenhum comentário:

Postar um comentário