Quatro países da Europa, dois da América do Sul e um da Concacaf garantem vaga na última rodada. Repescagem envolve 12, e africanos disputam outros cinco acessos
Sobram 11 vagas na Copa do Mundo de 2014. A rodada das eliminatórias nesta terça-feira classificou mais sete seleções, deixando 21 países garantidos na disputa do torneio do ano que vem no Brasil.
Na Europa, a atual campeã Espanha, Inglaterra, vencedora do torneio em 1966, Rússia e Bósnia-Herzegovina, pela primeira vez, asseguraram suas classificações. Em seguida, Chile e Equador passaram pela América do Sul. Nos últimos jogos do dia, Honduras carimbou seu passaporte na disputa da Concacaf.
O grupo se junta às outras 14 seleções que já estavam classificadas: Brasil (país-sede), Argentina e Colômbia (América do Sul), Japão, Irã, Coreia do Sul e Austrália (Ásia - os australianos são filiados à confederação asiática, apesar de ficarem na Oceania), Holanda, Itália, Bélgica, Suíça e Alemanha (Europa), Estados Unidos e Costa Rica (Américas do Norte e Central - Concacaf).
Decisão de 11 vagas em Novembro
Oito seleções europeias ainda têm uma última chance de chegarem à Copa: Portugal, França, Grécia, Croácia, Ucrânia, Suécia, Romênia e Islândia. Um sorteio na próxima segunda-feira define os confrontos de mata-mata marcados para 15 e 19 de novembro. Pela projeção do ranking da Fifa, portugueses, gregos, croatas e ucranianos teriam a vantagem de decidir a vaga em casa e teriam que enfrentar necessariamente franceses, suecos, romenos ou islandeses.
Na repescagem entre representantes de outros continentes, o Uruguai vai tentar a vaga na disputa extra pela quarta vez consecutiva. Também nos dias 15 e 19 de novembro, enfrenta a Jordânia, representante asiática, fazendo a segunda partida em casa. Em outro confronto, o México, quarto colocado da Concacaf, duela com a Nova Zelândia, primeiro lugar no torneio classificatório da Oceania, com o jogo decisivo fora.
As eliminatórias africanas oferecem as cinco vagas restantes. Com a goleada por 5 a 1 sobre o Egito, nesta terça-feira, em casa, a seleção de Gana é a que tem as melhores condições para se classificar. Costa do Marfim e Burkina Faso também ganharam em seus domínios, de Senegal e Argélia, respectivamente, no último sábado, e decidem fora em vantagem. Vitoriosa no primeiro duelo com a Etiópia, a Nigéria precisa apenas empatar diante de sua torcida. O confronto mais equilibrado é entre Tunísia e Camarões, depois do empate por 0 a 0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário