quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Com equipes em formação, Vasco e Fla fazem primeiro bom teste do ano


Ainda em busca do acerto na temporada, rivais se enfrentam nesta quinta-feira, no Engenhão, em duelo pela quarta rodada da Taça Guanabara.




                             montagem Bernardo e Hernane jogo Vasco x Flamengo (Foto: Editoria de Arte)
Único time com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca, o Vasco encara o Flamengo nesta quinta-feira, às 19h30m, no Engenhão. O clássico pela quarta rodada da Taça Guanabara tem como atrativos o duelo entre Bernardo - artilheiro da competição com quatro gols - e Hernane - herói da vitória rubro-negra no último domingo - e a motivação de um rival tentar acabar com a invencibilidade do outro na fase inicial da competição. Com os dois times ainda em formação, o duelo será marcado pela rivalidade no primeiro teste importante da  temporada.
Apontado antes do início da competição como a quarta força entre os grandes, o Vasco chega ao clássico com o moral elevado por sua trajetória no primeiro turno do estadual. Além dos nove pontos em três jogos - o que significa a liderança isolada do Grupo A -, a equipe tem o melhor ataque da competição, com 11 gols marcados.
Dessa forma, apesar da mudança escalação - com a entrada de Leonardo no lugar de Carlos Alberto, machucado -, Gaúcho promete não mudar a filosofia ofensiva do Vasco, apesar dos cuidados naturais de um clássico. O treinador lembra que a equipe vai ao gramado do Engenhão com a motivação em alta, embora não seja um clássico decisivo.
- Esse jogo diz tudo. Ele me marcou muito como jogador. Eu fazia uma preparação especial. Todo mundo aposta o que pode nesse clássico. É um jogo diferente - definiu Gaúcho.
O Rubro-Negro soma sete pontos, sendo duas vitórias sobre Quissamã (2 a 0) e Volta Redonda (1 a 0), e um tropeço diante do Madureira (1 a 1). Ainda em formação, o time busca regularidade nas atuações. Entre jogadores e comissão técnica existe a certeza: uma vitória sobre o rival, além de elevar o moral da equipe, servirá como grande passo para a classificação para a semifinal da Taça Guanabara.
Pelo Flamengo, a esperança de gols novamente está nos pés de Hernane, que fez três gols em três partidas. O atacante espera balançar a rede para ficar marcado na história de Vasco x Flamengo:
- Fazer um gol no clássico, ainda para mim, que cheguei ao Flamengo meio desacreditado, será muito importante para o resto da minha vida.
Wagner do Nascimento Magalhães apita o clássico, auxiliado por Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Michael Correia. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, e o Premiere FC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil no sistema pay-per-view.

header as escalações 2
Vasco: Leonardo será a única novidade em relação à equipe que iniciou as duas últimas partidas. O centroavante substitui Carlos Alberto, machucado. Assim, o Vasco passará a contar com uma referência na área, com um jogador de função complementar à de Eder Luis. No banco de reservas, Tenorio será relacionado pela primeira vez na temporada. O Vasco deve iniciar o clássico com a seguinte formação: Alessandro, Abuda, Dedé, André Ribeiro e Wendel; Fillipe Soutto, Pedro Ken, Jhon Cley e Bernardo; Eder Luis e Leonardo.
Flamengo: nas três primeiras rodadas, Dorival Júnior manteve a base e o esquema com três atacantes. Na última rodada, o time teve as estreias de Elias e João Paulo. Pelo coletivo comandado na véspera do clássico, o técnico pode manter o esquema ofensivo, mas com uma mudança no meio-campo.  A provável formação rubro-negra: Felipe, Léo Moura, Renato Santos, González e João Paulo; Cáceres, Ibson (Cleber Santana) e Elias; Rafinha, Hernane e Nixon.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Vasco: Carlos Alberto é desfalque por causa de um estiramento na coxa esquerda. Elsinho e Thiago Feltri ainda se recuperam de lesões e também estão fora. O lateral-esquerdo Yotún ainda não foi registrado e estará disponível apenas na Taça Rio. O recém-contratado Nei ainda está em processo de recondicionamento físico.
Flamengo: um grupo de jogadores ainda continua fazendo treinos de pré-temporada e está fora. Alex Silva, Gabriel, Carlos Eduardo e Adryan não foram relacionados. Mattheus, em negociação com Juventus, também está fora.

TUDO SOBRE O GRANDE CLÁSSICO MUNDIAL ENTRE REAL MADRID E BARCELONA.


Craques têm boas atuações, mas passam em branco no 1 a 1 disputado no Bernabéu, pela primeira semifinal da Copa do Rei. Volta será em um mês


Os olhos estavam voltados para o Santiago Bernabéu, afinal, Barcelona e Real Madridfaziam nesta quarta-feira o primeiro Superclássico de 2013 - e logo por uma semifinal de Copa do Rei. Mas principalmente dois dos 22 jogadores em campo atraíam as atenções alheias: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo chegaram ao confronto com pompa de as grandes estrelas do espetáculo, mas viram então coadjuvantes brilharem no jogo de ida. O empate em 1 a 1, gols de Fàbregas e Varane, deixa absolutamente nada definido para a volta, disputada apenas no dia 27 de fevereiro, no Camp Nou - a igualdade sem gols dá a vaga aos catalães pelos critérios de desempate. Atlético de Madri e Sevilla iniciam nesta quinta a outra vaga na decisão.
O fato de ambos os maiores jogadores da atualidade passarem em branco é caso raro na história do clássico. A última vez em que nenhum dos dois marcou um gol sequer foi no dia 10 de dezembro de 2011, na vitória do Barcelona por 3 a 1, também no Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol. De lá para cá as equipes se enfrentaram em sete oportunidades, incluindo a desta quarta-feira. Merengues e catalães venceram duas vezes cada.
Messi e Cristiano Ronaldo na partida do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: EFE)
Ironicamente, os autores dos gols apresentaram atuações bastante distintas. Fàbregas esteve na maioria do tempo abaixo da média e apareceu de fato em duas oportunidades. Na primeira, após passe de Messi, marcou o gol que abriu o placar, aos cinco minutos do segundo tempo. Depois, quando poderia ter ampliado, jogou para fora a possível assistência do brasileiro Daniel Alves. E acabou "punido" juntamente com Pedro Rodríguez, outro a desperdiçar chance evidente.
Raphaël Varane, por sua vez, teve uma noite impecável, suportando as falhas do companheiro Ricardo Carvalho e salvando os merengues na medida do possível. O defensor francês de apenas 19 anos acabou premiado aos 35, com uma cabeçada certeira em cruzamento de Özil. O lateral-esquedo Marcelo e o meia Kaká novamente ficaram no banco de reservas e não foram utilizados pelo técnico José Mourinho.
Um 'lá e cá' diferente
Daniel Alves na partida do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: AFP)
O Barcelona esteve muito perto do gol em duas oportunidades, mas pode-se dizer que foi do Real Madrid o primeiro tempo no Santiago Bernabéu. Ávida pelo domínio territorial, a equipe catalã não conseguiu traduzir a sua já tradicional posse de bola em controle de jogo. Os merengues não acuaram e, também com duas chances perigosas, quase abriram o placar. Nenhuma entrou, e o saldo do primeiro superclássico do ano, ao menos em seus 45 minutos iniciais, foi de zero.
Bom futebol, é claro, houve de sobra. Espalhado desde a grande atuação do jovem francês Varane na defesa do Real até os já habituais Xavi e Iniesta, mágicos no meio-campo do Barça. Lionel Messi, apagado, era dono de partida apenas razoável para os seus padrões.
Apontado como grande rival do craque argentino, Cristiano Ronaldo queria jogo desde o instante inicial. Logo com um minuto, o camisa 7 escapou em velocidade pela esquerda e foi derrubado por Piqué na entrada da área. Falta que o próprio cobrou e obrigou Pinto a fazer sua primeira defesa. A segunda intervenção do substituto de Valdés (como naturalmente ocorre nos jogos da Copa do Rei) aconteceu aos oito, depois de cruzamento de Essien que desviou em Jordi Alba.
Cristiano Ronaldo na partida do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: Getty Images)
O Barcelona não estava entregue. Longe disso. Aos nove, Messi fez boa jogada individual e deixou a bola limpa para Fàbregas. O ex-jogador do Arsenal preferiu não concluir e acabou perdendo a posse. Três minutos depois foi a vez de Iniesta dar lindo passe de cobertura para Alba não aproveitar.
Àquela altura o Barça era melhor em campo. Aos 20, Xavi acertou o travessão do estreante Diego López em cobrança de falta. E os visitantes só não abriram o placar na sequência, aos 24, por conta de Varane. Ricardo Carvalho recuou mal, Messi driblou Diego e rolou para Xavi. O defensor francês salvou praticamente em cima da linha.
O Real respondeu aos 27, também fruto de uma falha do Barça. Falha rara, diga-se, cometida pelo sempre regular Xavi. Xabi Alonso recuperou a bola e acionou Callejón, que de primeira deixou Benzema em boas condições. O francês concluiu no ar, de direita, e viu a rede lateral se mexer. Suspiro para os catalães, que viram Pinto ainda salvar aos 37 ao socar lançamento de Callejón.
 Xabi Alonso e Messi na partida do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: Reuters)
Barça sai na frente, perde chances e vê Real igualar
Ainda sem saber quem tomaria conta da etapa final, o Barcelona aproveitou um vacilo do Real para abrir o placar com cinco minutos. Callejón não afastou bem a bola, Messi roubou e colocou Fàbregas cara a cara com Diego. O meio-campista compensou sua atuação abaixo da média e converteu.
Fabregas comemora gol do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: Reuters)
O Real não aparentou qualquer baque emocional, mas a desvantagem fez José Mourinho mexer duas vezes - Callejón saiu para a entrada de Modric, enquanto Benzema teve de ser substituído por Higuaín ao se machucar. Com as novas alterações, os mandantes quase chegaram ao empate em duas oportunidades: aos 15, em cruzamento de Essien que Cristiano Ronaldo cabeceou para fora, e aos 21, quando Piqué chegou antes do craque português em nova tentativa pelo lado direito.
Nenhuma das duas chances, porém, chegaram perto das do nível que o Barcelona criou através dos contra-golpes. Aos 24 e 27, os culés perderam gols que poderiam carimbar uma vaga na grande decisão da Copa do Rei. Primeiro, Xavi lançou Dani Alves, que cruzou para Fàbregas jogar pelo alto, quase na pequena área. Novamente o camisa 6 foi o responsável por iniciar a trama na sequência, quando Pedro avançou sozinho e tocou para fora.
Por ironia do destino, o time de Jordi Roura ainda viu os donos da casa reagirem de fato, com a bola na rede. Aos 35, num lance à princípio banal, Özil cruzou da direita e Varane subiu mais alto que a defesa catalã para igualar, sem chances para Pinto. Ainda houve tempo para Jordi Alba quase desempatar, aos 43, em finalização defendida por Diego. Nada definido.
Raphael Varane comemora gol na partida do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: AFP)

copa do nordeste "grupos de ceará e fortaleza"

                                                             GRUPO "A"
CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Bahia
7
3
2
1
0
5
3
2
77.8
2
Itabaiana
4
3
1
1
1
5
4
1
44.4
3
Ceará
4
3
1
1
1
1
1
0
44.4
4
ABC
1
3
0
1
2
2
5
-3
11.1






  • Qui 31/01/2013 - 19h15 Frasqueirão
    ABC
    ABC
    ITA
    Itabaiana
  • Qui 31/01/2013 - 21h15 Pituaçu
    Bahia
    BAH
    CEA
    Ceará


                                                             GRUPO "B"
CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Sport
8
4
2
2
0
7
2
5
66.7
2
Confiança
7
4
2
1
1
7
5
2
58.3
3
Fortaleza
4
4
1
1
2
3
6
-3
33.3
4
Sousa
2
4
0
2
2
3
7
-4
16.7



  • Qua 30/01/2013 - 19h15 Batistão
    Confiança
    CON
    2  2
    SOU
    Sousa
  • Qua 30/01/2013 - 21h15 Ilha do Retiro
    Sport
    SPT
    3  0
    FOR
    Fortaleza



CAMPEONATO CEARENSE 2013

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Horizonte
17
7
5
2
0
13
5
8
81
2
Guarani de Juazeiro
16
8
5
1
2
8
3
5
66.7
3
Ferroviário
12
7
3
3
1
10
8
2
57.1
4
Icasa
11
8
3
2
3
15
13
2
45.8
5
Crato
10
8
3
1
4
12
11
1
41.7
6
Tiradentes
7
8
1
4
3
14
16
-2
29.2
7
Maracanã
6
7
1
3
3
3
8
-5
28.6
8
São Benedito
5
7
1
2
4
10
15
-5
23.8
9
Guarany de Sobral
5
6
1
2
3
6
12
-6
27.8
                       
                        4° RODADA

  • Ter 29/01/2013 - 20h15 Presidente Vargas
    Maracanã
    MCN
    0  1
    GJU
    Guarani de Juazeiro
  • Qua 30/01/2013 - 20h15 Mirandão
    Crato
    CRA
    2  2
    TIR
    Tiradentes
  • Qua 30/01/2013 - 20h15 Domingão
    Horizonte
    HOR
    4  1
    ICA
    Icasa
  • Qui 31/01/2013 - 20h15 Junco
    Guarany de Sobral
    GSO
    SBE
    São Benedito