terça-feira, 10 de setembro de 2013

São Paulo precisa de 28 pontos no segundo turno para se livrar do rebaixamento

Novo técnico, Muricy precisa somar dez pontos a mais que seus antecessores para livrar o São Paulo

Muricy Ramalho foi oficialmente anunciado como novo técnico do São Paulo Futebol Clube, após a tentativa frustrada de Paulo Autuori livrar a equipe da degola.  Entretanto, o novo treinador não terá vida fácil para livrar a equipe do rebaixamento. De acordo com a média dos campeonatos brasileiros, desde 2003, o São Paulo precisará de 28 pontos para escapar da segunda divisão da competição, dez a mais que conseguiu no primeiro turno.

O São Paulo soma hoje 18 pontos e, segundo a estatística, precisa de aproximadamente 46 (45,6) para não ser rebaixado. Desde o início dos pontos corridos, os clubes que terminaram o campeonato uma posição acima do Z-4 tinham  aproveitamento próximo de 40% dos pontos conquistados, número bem superior aos 25% atuais da equipe. Esse valor variou de 36,8% a 41,3%, mantendo a média ao longo dos últimos 10 anos.

Mas, apesar de difícil, os são-paulinos têm motivos para acreditar na permanência. Quando comandou o Tricampeonato Brasileiro a frente do tricolor paulista, entre 2006 e 2008, o técnico teve desempenho excelente no segundo turno. Em 2006, foram 40 pontos na reta final, 37 em 2007, e, em 2008, incríveis 42 pontos no returno.

Vale ainda lembrar a arrancada do time em 2008.  Após a primeira rodada do segundo turno da competição – uma derrota para o Grêmio no Olímpico – os matemáticos davam ao Tricolor Paulista 1% de chance de conseguir o título. O São Paulo, entretanto, conquistou 42 dos 54 pontos possíveis e comemorou o hexacampeonato nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário