domingo, 17 de março de 2013

Raikkonen resiste aos ataques de Alonso e abre temporada com vitória na Austrália, Massa é o 4º

Finlandês usa tática de um pit stop a menos para surpreender espalhol, Vettel não sustenta pole position e fica apenas na terceira posição.


Fernando Alonso conseguiu derrotar Sebastian Vettel, mas não contava que Kimi Raikkonen apareceria em seu caminho para conquistar a vitória do Grande Prêmio da Austrália. O finlandês usou uma tática de um pit stop a menos - fazendo duas paradas contra três do espanhol - e assumiu a liderança da corrida na segunda metade da corrida. Nas voltas finais, Raikkonen resistiu aos ataques de Alonso e ficou com o triunfo na prova de abertura do campeonato. Pole position, Vettel completou o pódio e foi seguido pelo brasileiro Felipe Massa, que finalizou na quarta posição.

Massa obtém melhor resultado em abertura de campeonato desde 2010
Para o pole Vettel, a corrida foi um pouco frustrante. O alemão não manteve na corrida seu ritmo dominante do treino classificatório e não conseguiu se distanciar das Ferrari de Massa e Alonso. Na segunda rodada de pit stops, Vettel foi superado pelo espanhol e teve que contentar com o terceiro lugar no fim da corrida. Já Massa foi o mais bem colocado piloto da Ferrari durante boa parte da corrida, até ser superado por Alonso nos pit stops. Na metade final da prova, o espanhol estabeleceu um desempenho bem mais rápido do que o do companheiro e concluiu a corrida com cerca de 20 segundos de distância para Massa. O piloto brasileiro chegou em quarto lugar, seu melhor resultado em abertura de temporada desde 2010.

Fechando a zona de pontuação, vieram o inglês Jenson Button - nono lugar numa corrida especialmente fraca da McLaren - e o francês Romain Grosjean, que nunca apareceu com um ritmo semelhante ao do companheiro Raikkonen e não passou de décimo. Entre os estreantes, o mexicano Esteban Gutiérrez foi o melhor ao terminar em 13º, logo à frente do finlandês Valtteri Bottas. Gutiérrez acabou sendo o único representante da Sauber na corrida, já que o companheiro Nico Hulkenberg quebrou antes mesmo da largada. Outro que também não deu sorte foi Nico Rosberg, que andava firme na zona de pontuação quando teve um problema mecânico.  O australiano Daniel Ricciardo, também com problemas mecânicos, e o venezuelano Pastor Maldonado, que saiu da pista sozinho quando vinha no pelotão intermediário, foram os outros pilotos que abandonaram a prova.

A próxima etapa da Fórmula 1 é o Grande Prêmio da Malásia, marcado já para o próximo domingo (23). Confira abaixo a classificação do GP da Austrália:

1. Kimi Raikkonen (Lotus), 58 voltas em 1h30:03.225
2. Fernando Alonso (Ferrari), a 12.451
3. Sebastian Vettel (Red Bull), a 22.346
4. Felipe Massa (Ferrari), a 33.577
5. Lewis Hamilton (Mercedes), a 45.561
6. Mark Webber (Red Bull), a 46.800
7. Adrian Sutil (Force India), a 1:05.068
8. Paul di Resta (Force India), a 1:08.449
9. Jenson Button (McLaren), a 1:21.630
10. Romain Grosjean (Lotus), a 1:22.759
11. Sergio Pérez (McLaren), a 1:23.367
12. Jean Eric-Vergne (Toro Rosso), 1:23.857
13. Esteban Gutiérrez (Sauber), a 1 volta
14. Valtteri Bottas (Williams), a 1 volta
15. Jules Bianchi (Marussia), a 1 volta
16. Charles Pic (Caterham), a 2 voltas
17. Max Chilton (Marussia), a 2 voltas
18. Giedo van der Garde (Caterham, a 2 voltas
Não completaram:
Daniel Ricciardo (Toro Rosso), problema mecânico na volta 40
Nico Rosberg (Mercedes), problema mecânico na volta 26
Pastor Maldonado (Williams), saída de pista na volta 25
Nico Hulkenberg (Saiber), problema mecânico antes da largada
Volta mais rápida:
Kimi Raikkonen, 1:29.274 na volta 56 

Nenhum comentário:

Postar um comentário